Situada numa reserva agrícola protegida, nos campos férteis da freguesia de Valado dos Frades, a Quinta do Pinheiro Hotel & Eventos combina o charme tradicional do campo com o conforto e a sofisticação da modernidade. O hotel está integrado numa propriedade com 23 hectares atravessada por um rio próprio, que no passado terá sido fonte de energia para uma ferraria romana.
A história da quinta começa no século XVIII:
"A Quinta do Pinheiro, situada a poente da Maiorga, antiga vila dos coutos de Alcobaça, já existia em 1712. Nesta data, ela era uma das seis quintas localizadas nas proximidades da povoação, em contacto com um extenso campo que se formara a partir do assoreamento da antiga Lagoa da Pederneira."
A capela do século XVIII confirma as origens da quinta e é dedicada a Nossa Senhora do Rosário. A sua recuperação, já no século XXI, contou com a colaboração do Mestre Luís Ferreira da Silva (1928-2016), que contribuiu na renovação dos vitrais, frescos e painéis de azulejo. Em sua homenagem, todos os quartos e zonas públicas estão decorados com uma obra de arte deste artista, que viveu grande parte da sua vida nas Caldas da Rainha e se dedicou à cerâmica, desenho, gravura e escultura.
A Quinta do Pinheiro Hotel & Eventos é composta por 25 quartos acolhedores, de estilo campestre e alguns dispõem de área de estar, ideal para relaxar. Lá fora, poderá encontrar uma piscina exterior com jacuzzi, campo de ténis, campo de futebol/multidesportivo, quinta com animais, amplos jardins, lago e zonas de animação e lazer.
A adega, hoje sala de refeições, mantém o lagar de pedra e as bicas por onde corriam as águas. No interior, poderá usufruir da sala de leitura e da sala de snooker.
Herdamos o know-how do Grupo Quinta dos Lagos, que há mais de 20 anos se dedica a casamentos e eventos corporativos.
A Quinta do Pinheiro dispõe de salão para eventos e sala de congressos, podendo acolher qualquer tipo de evento, social, familiar ou corporativo. A nossa equipa está preparada para lhe proporcionar a melhor experiência.
Do Norte à Luz do Oeste.
Luís Ferreira da Silva nasceu no Porto, em 1928, mas foi o Oeste, nomeadamente a cidade das Caldas da Rainha, que o conquistou.
Figura incontornável de uma grande originalidade, criatividade e experiencialismo, quando se fala em Ferreira da Silva a cerâmica é a primeira arte que surge no pensamento. Contudo, este artista tem um extenso percurso nas áreas da pintura, do desenho, da gravura e da escultura nos mais diferentes materiais, como o metal e o vidro.
Ferreira da Silva é principalmente reconhecido pela criação de obras de arte em cerâmica de dimensões monumentais, chegando a ultrapassar a dezena de metros de altura, ocupando espaços públicos em diversas localidades – o jardim da Água, junto ao Hospital das Caldas da Rainha é um dos exemplos.
Na Quinta do Pinheiro temos a honra de ser presenteados por diversas das suas obras.
O artista ganhou o Prémio Nacional de Escultura com a obra “O Grito” na sequência de diversas exposições na sociedade Nacional de Belas Artes e na Fundação Gulbenkian. Em 1967, como reconhecimento do seu papel na arte portuguesa, Ferreira da Silva ganhou uma bolsa dessa fundação e foi para Paris aperfeiçoar as suas técnicas.
Os seus trabalhos em cerâmica com diferentes dimensões marcaram o núcleo artístico dos anos 60 e 70 em Portugal, assim como pelo mundo fora, sendo um exemplo as mostras da 5.ª Avenida em Nova Iorque.
Luís Ferreira da Silva faleceu a 8 de março de 2016, aos 88 anos.
Foto: Marta F. Reis, jornal i (07/2015)